4 de novembro de 2014

Mostra no Sesc Santana exibe filmes de Tim Burton


A mostra O Estranho Cinema de Tim Burton, que começa nesta terça-feira (7), tem na programação 16 filmes do cineasta norte-americano, que serão exibidos durante quatro meses (até 10 de fevereiro), no Sesc Santana, na capital paulista. Além dos longas-metragens, o evento promove cine-concertos, curso sobre a filmografia de Burton, sobre técnicas de animação e oficinas de stop motion. Todas as atividades são gratuitas.
Fã dos grandes filmes de terror, Tim Burton tem um estilo inconfundível, marcado pela ironia, melancolia, pelas cores e sombras, além de uma mistura particular de humor e horror. A mostra pode ser uma espécie de “aquecimento” para a enorme exposição sobre o cineasta que aporta no Brasil no primeiro semestre de 2016.
A programação abre nesta terça (7), às 20h, com Os Fantasmas se Divertem, de 1988, em que Bárbara (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) morrem e não conseguem sair de sua casa de campo, no estado americano de Nova Inglaterra. A paz acaba quando os novos proprietários da casa chegam e os fantasmas tentam de tudo para que não fiquem, até contratar os serviços da Beetlejuice para apavorar os novos moradores.
No dia 21 de outubro, é a vez de Batman (1989), com Michael Keaton no papel do super-herói. Na sequência, dia 28, será exibido Ed Wood, cinematografia sobre a vida do conhecido como pior diretor de todos os tempos, representado por Johnny Depp. Novembro começa com a exibição de Marte Ataca!, no dia 4. O filme de 1996 é sobre uma invasão de marcianos que querem transformar a Terra em um grande parque de diversões.
Também serão exibidos A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (11/11), Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (18/11), A Noiva Cadáver (25/11), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2/12), Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (9/12), As Grandes Aventuras de Pee-Wee (13/1), Sombras da Noite (20/1),Frankenweenie (27/1) e Batman – O Retorno, no dia 3 de fevereiro.
Três filmes serão exibidos no formato cine-concerto, ou seja, com música ao vivo. No dia 14 de outubro, o Coletivo Abaetetuba faz a trilha sonora de Edward Mãos de Tesoura; a Trupe Chá de Boldo faz o som de O Estranho Mundo de Jack no dia 16 de dezembro; e Gem e Naná Vasconcelos fecham o festival, no dia 10 de fevereiro, com o filme baseado no clássico de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, lançado em 2010.
O curso “O Estranho Mundo de Tim Burton”, oferecido de 27 de novembro a 11 dezembro, explora, em quatro aulas, a vida e obra do diretor. Técnicas de animação, de 8 de outubro a 12 de novembro, dispõe de aulas práticas para explorar os fundamentos, a elaboração de roteiro, stop motion, técnicas experimentais e processos de composição. E a oficina de animação em stop motion, de 11 de outubro a 20 de novembro, apresenta ao público infantil de modo lúdico e prático como se produz as animações a partir de massas de modelar.
As inscrições para os cursos e oficinas devem ser feitas com antecedência na sede do Sesc Santana. Já a retirada de ingressos para assistir aos filmes deve ser feita no local uma hora antes do início de cada sessão. Confira a programação completa no site da unidade.

O Estranho Cinema de Tim Burton
Quando: de 7 de outubro de 2014 a 10 de fevereiro de 2015
Onde: Sesc Santana
Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Jd. São Paulo 
Quanto: grátis
Mais informações: (11) 2971-8700

Nenhum comentário: